domingo, 6 de dezembro de 2015

Pátios ferroviários - 2015

Ferrovias consideradas para integração e tráfego mútuo em 2015

Localização (km), extensão (m), distâncias (km) e prefixos dos pátios ferroviários considerados para fins de integração / tráfego mútuo em 2015.

Listas de referência para consulta e comparação com as antigas listas de estações ferroviárias em 1986, 1982, 1960, 1930 etc.

Rede em 2015
ALL norte | ALL paulista | ALL oeste | ALL sul | Ferroeste | FTC
MRS | FCA | EFVM | FNS | EF Carajás | TLSA


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terça-feira, 29 de setembro de 2015

Trens turísticos e preservação ferroviária no Quadro de Avisos

Locomotiva nº 8 ABPF “Manuela” em Sorocaba, 1991

O “Quadro de Avisos” foi uma seção regular da revista Centro-Oeste praticamente desde o lançamento da editoração eletrônica (Ventura Publisher), no DC-7 (Out. 1990), e que conduziu à necessidade de melhor organização dos espaços e conteúdos.

No “Quadro de Avisos” passaram a ser reunidas informações recebidas de inúmeros colaboradores sobre os trens de passageiros, trens turísticos, preservação ferroviária, localização de locomotivas e vagões abandonados, e muito mais.

É claro que não se trata da “verdade final” sobre qualquer tópico abordado, mas constitui um panorama dos acontecimentos através do Brasil, tal como podiam ser percebidos por diferentes amigos em várias regiões do país, numa época (1991-1995) em que a informação dependia de jornais, revistas, TVs, cartas, boletins, folhetos, telefonemas e deslocamentos pessoais.

O conteúdo do “Quadro de Avisos” está sendo convertido (Word / Ventura Publisher para HTML) e adicionado ao Índice de Matérias de cada edição do Centro-Oeste.

Já estão disponíveis 27 seções (DC-7 ao CO-80); e nos próximos dias serão colocadas as 18 seções restantes.

Informações mais antigas (1984-1991) ainda terão de ser compiladas, uma vez que encontram-se dispersas ao longo das edições anteriores, e devem demorar bem mais, pois não existem backups para rápida conversão (IBM elétrica, Olivetti eletrônica, Apple II+).

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12 1984
01 1985
02 1985
03 1985
04 1985
05 1985
06 1985
07 1985
08 1985
09 1985
11 1985
12 1985
02 1986
7 03 1986
04-05 1986
06 1986
07-08 1986
09 1986
10-11 1986
03 1987
05 1987
08 1987
12 1987
04 1988
s/d
3 07 1988
1º 08 1988
5 09 1988
11 1988
11 01 1989
9 02 1989
9 03 1989
7 04 1989
8 05 1989
25 06 1989
1º 08 1989
25 08 1989
25 09 1989
15 11 1989
13 12 1989
28 02 1990
20 04 1990
20 05 1990
26 06 1990
7 08 1990
12 09 1990
25 10 1990
10 12 1990
31 01 1991
6 04 1991
6 06 1991
30 06 1991
31 07 1991
5 10 1991
30 10 1991
30 11 1991
30 12 1991
1º 02 1992
10 03 1992
10 04 1992
1º 05 1992
1º 06 1992
1º 07 1992
1º 08 1992
1º 09 1992
1º 10 1992
1º 11 1992
1º 12 1992
1º 01 1993
1º 02 1993
1º 03 1993
1º 04 1993
1º 05 1993
1º 06 1993
1º 07 1993
1º 08 1993
1º 09 1993
1º 10 1993
1º 11 1993
1º 12 1993
1º 01 1994
1º 02 1994
1º 03 1994
1º 04 1994
1º 07 1994
1º 10 1994
1º 12 1994
1º 02 1995
1º 03 1995
1º 05 1995
1º 09 1995
1º 11 1995
1º 12 1995

domingo, 13 de setembro de 2015

Índice da revista Centro-Oeste

Matriz da capa do Centro-Oeste nº 62, publicado em preto e branco

O Índice de matérias e da revista Centro-Oeste, publicada de 1984 a 1995, está sendo disponibilizado progressivamente, na medida das possibilidades — “tempo”, pois só “o melhor” e “mais completo” é bom.

Por enquanto, a página de cada edição contém um índice bastante resumido.

Este índice resumido está disponível também em PDF na página:


Outro índice, — abrangendo antigas edições da Revista Ferroviária, Esporte Modelismo, Informativo Frateschi / Revista Brasileira de Ferreomodelismo (RBF) até o início da década de 1990, — está disponível em PDF nesta página:


Outras duas publicações já estão disponíveis na íntegra:

  • Catálogo 1990 - com um panorama dos produtos, clubes, museus, lojas e serviços existentes naquela época
  • Folheto que era enviado aos que faziam seu primeiro contato com a antiga revista Centro-Oeste – Versão 3.4 (Abril-1994)

Na tabela abaixo estão os links para as páginas referentes a todas as edições do boletim / revista Centro-Oeste — destacando-se as que já dispõem de mais conteúdo.

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CO-1
12 1984
CO-2
01 1985
CO-3
02 1985
CO-4
03 1985
CO-5
04 1985
CO-6
05 1985
CO-7
06 1985
CO-8
07 1985
CO-9
08 1985
CO-10
09 1985
CO-11
11 1985
CO-12
12 1985
CO-13
02 1986
CO-14
7 03 1986
CO-15
04-05 1986
CO-16
06 1986
CO-17
07-08 1986
CO-18
09 1986
CO-19
10-11 1986
CO-20
03 1987
CO-21
05 1987
CO-22
08 1987
CO-23
12 1987
CO-24
04 1988
CT-1
s/d
CT-2
3 07 1988
CT-3
1º 08 1988
CT-4
5 09 1988
CO-25
11 1988
CT-5
11 01 1989
CT-6
9 02 1989
CT-7
9 03 1989
CT-8
7 04 1989
CT-9
8 05 1989
CO-26
25 06 1989
CT-10
1º 08 1989
CT-11
25 08 1989
CT-12
25 09 1989
CT-13
15 11 1989
CT-14
13 12 1989
DC-1
28 02 1990
DC-2
20 04 1990
DC-3
20 05 1990
DC-4
26 06 1990
DC-5
7 08 1990
DC-6
12 09 1990
DC-7
25 10 1990
DC-8
10 12 1990
DC-9-10
31 01 1991
DC-11-12
6 04 1991
DC-13
6 06 1991
DC-14-15
30 06 1991
DC-16-17
31 07 1991
DC-18
5 10 1991
DC-19
DC-20
30 10 1991
DC-21
30 11 1991
CO-62
30 12 1991
CO-63
1º 02 1992
CO-64
10 03 1992
CO-65
10 04 1992
CO-66
1º 05 1992
CO-67
1º 06 1992
CO-68
1º 07 1992
CO-69
1º 08 1992
CO-70
1º 09 1992
CO-71
1º 10 1992
CO-72
1º 11 1992
CO-73
1º 12 1992
CO-74
1º 01 1993
CO-75
1º 02 1993
CO-76
1º 03 1993
CO-77
1º 04 1993
CO-78
1º 05 1993
CO-79
1º 06 1993
CO-80
1º 07 1993
CO-81
1º 08 1993
CO-82
1º 09 1993
CO-83
1º 10 1993
CO-84
1º 11 1993
CO-85
1º 12 1993
CO-86
1º 01 1994
CO-87
1º 02 1994
CO-88
1º 03 1994
CO-89
1º 04 1994
CO-90
1º 07 1994
CO-91
1º 10 1994
CO-92
1º 12 1994
CO-93
1º 02 1995
CO-94
1º 03 1995
CO-95
1º 05 1995
CO-96
1º 09 1995
CO-97
1º 11 1995
CO-98
1º 12 1995

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Galeria de Fotos Ferroviárias

O acréscimo de inúmeras fotos no site "Centro-Oeste" -- muitas vezes, em páginas que já existiam, outras vezes em novas "seções" ainda não devidamente estruturadas -- tornou necessário criar um novo canal para indicação das novidades: a Galeria de Fotos Ferroviárias, abreviadamente "Ferreofotos".

Com isso, os canais para indicação das novidades ficam estruturados em 5 temas principais, apresentado nas colunas laterais da maioria das páginas do site:

Atualizações do “Centro-Oeste”

• Ferreofotos
• Ferrovias
• Ferreomodelismo
• Ferreoclipping
• Bibliografia

Trata-se de uma página com links para essas atualizações, que estão sendo feitas em um ritmo de três a quatro por dia, ou mais:

• Vagão torpedo CT-31 Cosipa - 16 Jul. 2013
• Locomotivas UM10B nº 1969 e 1970 CSN - 16 Jul. 2013
• Vagão QC-3622 “Telecomunicações” Fepasa - 16 Jul. 2013
• Diesel-hidráulicas Krupp da Sorocabana - 15 Jul. 2013
• LEW DE-II-S Fepasa - 15 Jul. 2013
• Locomotivas G12 nº 3651 a 3680 de bitola métrica da Fepasa - 14 Jul. 2013
• GL8 nº 3622 Fepasa após reforma - 14 Jul. 2013
• Alco RSD8 na pintura azul da Fepasa - 14 Jul. 2013
• GL8 4023 na última pintura RFFSA - 14 Jul. 2013
• B12 “pintura da Águia” ABPF Tubarão - 8 Jul. 2013
• B12 na pintura da FTC - 8 Jul. 2013
• B12 no Museu do Trem - 8 Jul. 2013
• B12 na EFVM - 8 Jul. 2013
• U23C nº 3395 RFFSA com o trem Vera Cruz - 6 Jul. 2013
• U20C nº 3156 RFFSA com o trem Vera Cruz - 6 Jul. 2013
• GE 244 RVPSC - 8 Jul. 2013
• G8 A1A-A1A EFSLT - 30 Jun. 2013

sábado, 11 de maio de 2013

Documentário Trens do Rio de Janeiro (Bem-Vindo a Bordo)



Publicado em 01/05/2013

Documentário de curta duração apresentado à disciplina Comunicação e Cultura II do curso de Jornalismo da UERJ, ministrada pela Profª Drª Cintia SanMartin Fernandes, no 2º semestre de 2012.

Resumo: O objetivo deste documentário de curta duração é apresentar um retrato das experiências sociais compartilhadas nos trens do Rio de Janeiro. A perspectiva deste trabalho é de que o trem está para além de sua função de transporte coletivo, pois suas locomotivas e vagões agregam uma rica diversidade cultural. Ao contrário do que sempre se contempla nos canais de comunicação de massa, o documentário lança luz sobre a dinâmica cultural do trem. Aliado a isso, "Bem-vindo a Bordo" integra esse viés à questão histórica das ferrovias do Rio e a devida relação no que se refere à cidade e seu papel comunicacional. As ideias de "estar-junto" (MAFFESOLI, 2009) e de "lentidão" na cidade (FERNANDES, 2012) são uns dos principais pilares teóricos do trabalho.

Equipe: Christian Barreto, Eduardo Seabra, Lucas Gomes, Thaiane Settecerze e Victor França.

Video-dica do David Zaidan Neto - ABPF-RJ

Os trens de subúrbios do Rio de Janeiro

Belle Époque
Os 50 anos da eletrificação 1937-1987
Exposição de Motivos 1934
Trens da SuperVia em 2002
Mapas:
1987
1984
1970
1965
• Eletrificação
O Trem Barrinha

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

Vale recebe novos carros romenos da Astra Vagoane Arad


Devem chegar ao Brasil, por volta do dia 10 Jan. 2013, os primeiros 28 carros de passageiros construídos na Romênia pela Astra Vagoane Arad para a Vale (ex-CVRD), de uma encomenda total de 100, a serem entregues até 2015.

Os carros foram embarcados no porto de Constanta (Romênia) na semana do Natal, segundo informações dos jornais da região, reunidas por Samuel Rachdi.


"Me pergunto se a Vale quer tornar diário o serviço na linha da EF Carajás, como foi mencionado há alguns anos. Com essa quantidade de carros, não tem problemas. Já existem alguns carros do construtor Astra Vagoane Arad Romênia nessa linha.

"Parece que, dos 100 carros, alguns serão de bitola métrica, segundo foi indicado pela Astra na Innotrans em Berlim.

"A construção desses carros vai até 2015, e a primeira remessa de 28 carros ajuda a Astra a pagar os salários aos funcionários, que desde Set. 2012 não recebem com regularidade. Estes 28 carros foram enviados na semana passada (semana de Natal) por naviodesde o porto de Constanta (Romênia). O pedido pela Vale foi feito em Abril de 2012" (Fonte: jornais da região de Arad).


"Eis mais algumas informações sobre estes carros:

Passenger coaches for narrow and wide gauge

Types:
  • 1st class,
  • 2nd class,
  • Restaurant,
  • snack bar,
  • special for PRM (carro para cadeirantes),
  • Baggage,
  • Power Car
General description:
  • Gauge 1600 / 1000 mm
  • Length over couplers 24000 mm
  • Length over bogies center 16.600 mm
  • Total width: 3100 mm
  • Height from top of rail: 4320/4190 mm
  • Height of floor from top of rail 1250/1120 mm
  • Maximum running speed: 120 km/h (velocidade máxima)
  • Bogie: Y 32 RS, with monoblock wheels
  • Brake: pneumatic with compressed - air, brake disc, electronic anti - skidding;
  • Electric supply: train bus bar 3phases 400V/60Hz, alkaline battery with battery charger
  • Lightening: fluorescent and LED for reading, signaling and sundry lamps;
  • Air conditioning equipment: automatic type, ecologic refrigerant R 134a type, with equipment and air ducts roof mounted; microprocessor controlled;
  • Sanitary installation: 2 water tanks of 800 l each, 2 water -vacuum pressure ecological toilets and 2 waste tanks of 800l each, hand dryer;
  • Public address system:
  • Audio system: According to UIC 568;
  • Video system: with LED display
  • Centralized diagnose system: According to UIC 556
  • Video surveillance system: CCTV
  • Windows: with double insulating glass pane, energy – saving safety pan with sunlight-reflecting coating, with Al frame
  • Seats: 1 saloon with ergonomic plush upholstered seats
Tradução automática:

Carros de passageiros de bitola estreita e larga

Tipos:
  • 1 ª Classe,
  • 2 ª Classe,
  • Restaurante,
  • Snack-bar,
  • Especial para PRM (Carro para cadeirantes),
  • Bagagem,
  • Gerador
Descrição Geral:
  • Bitola::1600 / 1000 mm
  • Comprimento entre engates: 24.000 mm
  • Comprimento entre centros dos truques: 16.600 mm
  • Largura total: 3.100 mm
  • Altura da parte superior do trilho: 4.320 / 4.190 mm
  • Altura do piso acima dos trilhos: 1.250 / 1.120 mm
  • Velocidade de operação máxima: 120 km / h
  • Truques: Y 32 RS, com rodas monobloco
  • Freio: pneumático com comprimido - ar, freio a disco, anti-patinagem eletrônico;
  • Alimentação: barra de ônibus, trem 3phases bateria, 400V/60Hz com carregador de bateria alcalina
  • Lightening: fluorescentes e LED para leitura, sinalização e lâmpadas diversas;
  • Equipamentos de ar condicionado: automático do tipo, ecológico refrigerante tipo R 134a, com equipamentos e dutos de ar montado telhado; controlado por microprocessador;
  • Instalação sanitária: 2 tanques de água de 800 litros cada, 2 WC água a vácuo-pressão ecológicos e dois tanques de resíduos de 800l cada, secador de mão;
  • Sistema de endereço público:
  • Sistema de áudio: De acordo com a UIC 568;
  • Sistema de vídeo: com display LED
  • Sistema de diagnóstico centralizado: De acordo com a UIC 556
  • Sistema de vigilância de vídeo: CCTV
  • Windows: com duplo vidro isolante painel de energia, - pan segurança economia com luz do sol refletindo revestimento, com Al quadro
  • Assentos: um salão com ergonômicos pelúcia assentos estofados
FAHRPLANCENTER
Samuel Rachdi
Im oberen Gern  52
CH-8409  Winterthur
Schweiz / Switzerland
www.fahrplancenter.com
fahrplancenter@fahrplancenter.com

de: Samuel Rachdi
data: 31 de dezembro de 2012 19:55

Informações adicionais

Dos 100 carros, 96 são passageiros, dois são carros geradores, e outros dois são vagões postais. Treinadores têm uma capacidade de 96 assentos na 2ª Classe e 74 de 1ª Classe.

Carajás

Vitória a Minas

sábado, 3 de novembro de 2012

EFMM - o balé das andorinhas

Foto: Danilo Curado

Desde o início de Outubro, bandos de andorinhas em migração da América do Norte invadiram Porto Velho (RO) e apresentam um "espetáculo" na Praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (EFMM) ao final da tarde, por volta das 18h20.

De acordo com os biólogos, o fenômeno deve se repetir em Março de 2013, quando as andorinhas tornam a migrar do sul do Brasil para a América do Norte.

A seguir, o vídeo de Humberto Arouca, postado no Youtube em 20 Out. 2012:


Publicado em 20/10/2012 por Humberto Arouca

Vôo de Andorinhas que ocorre na praça da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré - EFMM. Em determinadas épocas do ano, essas aves fazem um verdadeiro show da natureza.

Dica do blog efmm100anos.