segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Atentado nos EUA

Transcrevo do blog Casa-grande digital, do Elvis:

Uma excelente reportagem do Paul Krugman, traduzida pela Folha, pode ser encontrada aqui: http://www1.folha.uol.com.br/mercado/857445-clima-de-odio.shtml.

Com esta a Folha tenta se redimir aos pouquinhos da baboseira do crucifixo. Aos pouquinhos mesmo, porque é artigo traduzido, não da própria pena.

Basicamente, traça um inteligente paralelo entre o recente atentado à deputada estadunidense e a bomba de Oklahoma. Sem cair na pieguice de inocentar os perpetrantes, responsabiliza o clima de guerra e ódio no campo político, que influencia os malucos e limítrofes de plantão.

A desculpa típica dos políticos que incitam o ódio ("eram apenas figuras de linguagem") não cola. Até porque político profissional não comete este tipo de erro. Quando um político fala, por exemplo, em "extirpar da política" uma pessoa ou partido, ele quer dizer exatamente isto. Se aparecer algum maluco para realizar a extirpação no sentido literal, é lucro. Se, por outro lado, pegar mal, a desculpa-padrão está na ponta da língua, os crédulos abundam mais que os limítrofes.

http://casagrande.epx.com.br/2011/01/atentado-nos-eeuu.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário