quinta-feira, 28 de abril de 2011

30 de Abril de 2011 - 157 anos de Ferrovias no Brasil - Dia do Ferroviário


No próximo dia 30 de Abril, estaremos completando 157 anos de ferrovias no Brasil, visto que a primeira ferrovia do país foi inaugurada em 30 de Abril de 1854.

Irineu Evangelista de Souza inaugurou a primeira ferrovia do Brasil, ligando o porto de Mauá, no fundo da baía de Guanabara, a Fragoso, estação situada a cerca de 14 km. E ali rodou a Baroneza, a primeira Locomotiva a percorrer uma linha no Brasil.

A E. F. Mauá foi estendida em 1856 até Raiz da Serra e dali pretendia subir a Serra de Petrópolis para alcançar essa cidade, fato que ocorreu apenas 30 anos mais tarde.


Por conta deste feito, todo dia 30 DE ABRIL É COMEMORADO O DIA DO FERROVIÁRIO, em homenagem a estes profissionais que nos diversos setores e funções nas ferrovias brasileiras exercem seus ofícios.

Para celebrarmos esta data, a ABPF – Regional São Paulo com o apoio de um dos membros desta entidade Eduardo Valbueno, estará promovendo um pequeno evento no próximo dia 30 de Abril de 2011, no Museu Ferroviário de Paranapiacaba no Alto da Serra (Distrito de Santo André), com exposição de ferreomodelismo (miniaturas de trens), fotos e literatura de cordel, com o lançamento em Literatura de Cordel de Eduardo Valbueno sobre os 40 anos da FEPASA – Ferrovia Paulista S/A, se esta ainda existisse hoje.

Esta estatal foi fundada em 1971 pelo Governo Paulista, sendo liquidada pelo mesmo em 1998.


“Na época de sua fundação, a FEPASA era o resultado da fusão de cinco companhias ferroviárias do estado de São Paulo; Estrada de Ferro Araraquara – EFA, Companhia Mogyana de Estrada de Ferro – CM, Companhia Paulista de Estradas de Ferro – CPEF, Estrada de Ferro Sorocabana – EFS e Estrada de Ferro São Paulo e Minas. ”

DIA 30 DE ABRIL DE 2011 ENTRE ÀS 11h E 16h, NO MUSEU FERROVIÁRIO DO FUNICULAR EM PARANAPIACABA, SANTO ANDRÉ - SP.

Lembramos que o Trem Cultural dos Imigrantes – Maria Fumaça do bairro paulistano da Mooca também estará operando no dia 30 de Abril, bem como no Feriado - 01 de Maio, seguindo a programação normal de operação deste Trem, sempre aos Sábados, Domingos e Feriados a partir 10h30 até as 16h. Partindo a cada hora em média conforme a demanda de visitantes, com duração de (25) vinte e cinco minutos aproximadamente cada passeio.

A Parada do Trem Cultural dos Imigrantes fica na Rua Visconde de Parnaíba – 1253, à cerca de 700 metros da estação Bresser – Mooca do Metrô Paulistano.

Realização: Eduardo R. Valbueno
Apoio: ABPF (Regional São Paulo)

data 28 de abril de 2011 13:46

Nenhum comentário:

Postar um comentário