Pedro Carlos da Silva Telles — autor do livro
História da Engenharia Ferroviária no Brasil, que a Revista Ferroviária lança no próximo dia 20 de Julho de 2011 — é, também, autor de outro livro, já consagrado entre os pesquisadores das mais diversas áreas:
História da Engenharia no Brasil, cujo volume I cobre os séculos XVI a XIX.
É uma obra fundamental, não só para os interessados diretamente na história da engenharia, mas em muitos outros campos da história do Brasil — pois cada antigo "estaleiro", fortaleza, ponte ou simples estrada é uma referência para quem pesquisa a construção do país e da própria nacionalidade brasileira.
Agora que as redes de
sebos virtuais facilitaram a localização de qualquer obra na internet, basta meio minuto para conferir que, neste exato momento, há dois exemplares em oferta — somente no
Estante Virtual —, a R$ 120 e R$ 125.
Vale cada centavo — pela abrangência, profundidade e seriedade da pesquisa, pela densidade do texto (não é verborrágico; cada parágrafo é uma verdadeira síntese), pela iconografia reunida.
Tive acesso a um exemplar, quando a busca não era tão fácil, e é claro que tratei de "salvar", para referência. Volto a ele com frequência, por isso comecei a digitar trechos que interessavam com mais urgência, para facilitar a busca (CTRL-F), mas duvido que tenha passado de 2% ou 3%, tamanho o volume e profundidade das informações.
Em tempo: — Nunca tive acesso ao volume II (século XX). Agora, de repente, nem lembro se já vi alguma indicação de que tenha vindo à luz.
Também do mesmo autor é "
A history of brazilian railways (Part I - The first railways) -
Pedro da Silva Telles (ABPF)", publicado em Londres pelo doutor P. E. Waters, e que nem sei se ainda está disponível. Até a semana passada, imaginava (ingenuamente) que se tratasse de tradução d' "
o capítulo ferroviário" do livro que conheço (conforme escrevi há milênios na revista Centro-Oeste). Hoje parece muito provável que fosse uma primeira parcial ("
em marcha") do livro agora concluído.
O doutor P. E. Waters talvez seja mais conhecido dos admiradores da "
Bitolinha" da EFOM, através de seu livro
West of Minas Narrow Gauge, que parece ainda estar disponível, no Brasil, através da
SPMT - Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem.
Páginas relacionadas
Nenhum comentário:
Postar um comentário