segunda-feira, 11 de julho de 2011

História da engenharia e, agora, da engenharia ferroviária no Brasil


Pedro Carlos da Silva Telles — autor do livro História da Engenharia Ferroviária no Brasil, que a Revista Ferroviária lança no próximo dia 20 de Julho de 2011 — é, também, autor de outro livro, já consagrado entre os pesquisadores das mais diversas áreas: História da Engenharia no Brasil, cujo volume I cobre os séculos XVI a XIX.


É uma obra fundamental, não só para os interessados diretamente na história da engenharia, mas em muitos outros campos da história do Brasil — pois cada antigo "estaleiro", fortaleza, ponte ou simples estrada é uma referência para quem pesquisa a construção do país e da própria nacionalidade brasileira.


Agora que as redes de sebos virtuais facilitaram a localização de qualquer obra na internet, basta meio minuto para conferir que, neste exato momento, há dois exemplares em oferta — somente no Estante Virtual —, a R$ 120 e R$ 125.


Vale cada centavo — pela abrangência, profundidade e seriedade da pesquisa, pela densidade do texto (não é verborrágico; cada parágrafo é uma verdadeira síntese), pela iconografia reunida.


Tive acesso a um exemplar, quando a busca não era tão fácil, e é claro que tratei de "salvar", para referência. Volto a ele com frequência, por isso comecei a digitar trechos que interessavam com mais urgência, para facilitar a busca (CTRL-F), mas duvido que tenha passado de 2% ou 3%, tamanho o volume e profundidade das informações.


Em tempo: — Nunca tive acesso ao volume II (século XX). Agora, de repente, nem lembro se já vi alguma indicação de que tenha vindo à luz.


Também do mesmo autor é "A history of brazilian railways (Part I - The first railways) - Pedro da Silva Telles (ABPF)", publicado em Londres pelo doutor P. E. Waters, e que nem sei se ainda está disponível. Até a semana passada, imaginava (ingenuamente) que se tratasse de tradução d' "o capítulo ferroviário" do livro que conheço (conforme escrevi há milênios na revista Centro-Oeste). Hoje parece muito provável que fosse uma primeira parcial ("em marcha") do livro agora concluído.


O doutor P. E. Waters talvez seja mais conhecido dos admiradores da "Bitolinha" da EFOM, através de seu livro West of Minas Narrow Gauge, que parece ainda estar disponível, no Brasil, através da SPMT - Sociedade de Pesquisa para a Memória do Trem.



Páginas relacionadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário